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Hiking – Básico para iniciantes

Hiking – Básico para iniciantes

Se você já separou sua barraca para começar a praticar o hiking, pode guarda-la de volta. Essa modalidade, muitas vezes confundida com o trekking, tem algumas diferenças, como ter duração menor de caminhada e não precisar acampar no local da trilha. O hiking consiste em uma caminhada mais rápida, que dure apenas um dia, e geralmente em trilhas prontas, que podem ser em ambientes planos ou em morros.

A primeira vista, o esporte parece simples, nada mais do que uma caminhada na trilha, mas uma série de fatores deve ser levada em conta antes de se começar a praticas essa modalidade.

Foto de casal praticando hiking em uma montanhaCom o que preciso me preocupar?   Imagine que você está em uma trilha, mas há muita lama no local. Algum tempo depois começa a chover e você acaba se perdendo. Esse deve ser um dos piores cenários para quem pratica o esporte, mas o objetivo não é assustar ninguém e sim alertar para os equipamentos e calçados que são importantes para iniciar a prática do esporte.

Foto de chuva em uma estradaEm primeiro lugar, antes de definir um roteiro e os equipamentos a serem usados, confira o clima local no dia da caminhada. Você não quer ser surpreendido com uma tempestade ou com rajadas de vento gelado, certo?

É importante montar uma lista com os equipamentos a usar e isso inclui seus calçados. Geralmente eles não são muito baratos, então é importante definir bem aquilo que será mais importante. Use calçados confortáveis, e em ambientes molhados prefira botas. Se seu percurso tiver muitas rochas, um calçado com solado de corda também pode ser útil.

Imagem de um calçado para hikingNão se esqueça também de levar roupas leves. Nada de calça jeans. Além de ser um tecido mais pesado, você perderá mobilidade quando tiver trechos que demandem maior agilidade e, se por acaso chever o peso que você carrega aumentará consideravelmente. Calças de moletom, sarja, ou até tactel, dependendo do percurso, podem ser melhores.

Lembre-se que sua saúde é muito importante; leve sempre filtro solar e, dependendo do local e da época do ano, um repelente pode ser muito útil. Imagem de pessoas caminhando em terreno montanhoso com pedrasLembre-se: você estará no meio do mato, e precisa estar pronto para qualquer situação inesperada. Então leve junto uma mochila com kit de primeiros socorros, remédios, comida e um telefone celular. Mesmo em ambientes já conhecidos, um canivete pode vir a ser útil.

Agora, caso você esteja indo pela primeira vez em uma trilha que não conhece, leve junto um isqueiro e uma bússola. Mas lembre-se que você passará algumas horas caminhando em uma trilha, então evite equipamentos muito pesados e carregar coisas desnecessárias na mochila. Leve apenas o essencial.

Imagem de um riacho com água cristalinaÁgua é essencial e é claro que você levará um cantil ou garrafa consigo. Porém, há um item que não pode faltar e é o Hidrosteril, que é um bactericida. Cada ml do produto contém 8mg de cloro ativo, 0,1 mg de permanganato de potássio e água deionizada qsp 1ml.

Caso sua água acabe, você precise de mais e não haja um local para comprá-la, você poderá utilizar água limpida que encontre em um riacho ou uma fonte. Coloque a água na garrafa, pingue 2 gotas por litro d’água, agite bem e espere 15minutos. Pronto, a água está própria para consumo humano.

Qualidade dos equipamentos. Você terá duas opções, de comprar equipamentos de qualidade inferior e mais baratos, ou economizar um dinheiro a mais e investir em qualidade. Alguns desses equipamentos, por mais que você seja um iniciante, requerem um investimento maior. Equipamentos de baixa qualidade podem estragar seu dia. Imagine sua mochila, com vários equipamentos, rasgando ou tendo sua alça estourada no meio da sua caminhada.

E é muito claro que em uma caminhada, os calçados são equipamentos de extrema importância. Se, por exemplo, o solo estiver úmido e você tiver um calçado que não seja impermeável,suas meias molharão e a possibilidade de você vir a ter bolhas nos pés é praticamente 100%.Calçados de hiking pendurados

Então, antes de gastar o mínimo, ou gastar mais do que o necessário, faça uma pesquisa em lojas (geralmente, esses equipamentos podem ser encontrados em lojas de caça e pesca), ou na internet, e verifique as melhores marcas.

Onde posso começar a praticar? Existem diversas localidades no Brasil onde essa atividade pode ser praticada. Você pode escolher entre trilhas planas, morros ou trilhas na costa brasileira. Para isso, abaixo segue uma lista com dicas para alguns roteiros para começar o hiking. Todos eles são fáceis de serem feitos, mas também há roteiros com dificuldade média e alta. Vamos focar aqui nos mais fáceis, para iniciantes.

Cachoeira Barra do Una – Essa trilha fica localizada em Barra do Una, em São Sebastião, litoral de São Paulo. Apesar de ser uma trilha mais fácil a ser feita, tem 7km de extensão. A caminhada ao todo dura cerca de 4 horas, e é mais larga do que várias trilhas na região, que são mais estreitas. A trilha conta com uma grande diversidade da fauna e flora da mata atlântica, além de no percurso ter cruzamentos entre rios e cachoeiras.

Morro da Tapera – O morro fica localizado na cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. A trilha fica localizada em uma reserva, sendo que pouco tempo atrás era permitido que carros entrassem só até um ponto, mas agora, nem isso.

O trajeto todo deve ser feito a pé. A caminhada é tranquila, sem subidas muito íngremes, sendo que o topo pode ser atingido em cerca de meia hora, de onde se pode observar a zona sul da cidade e parte do famoso rio Guaíba. O morro é mais usado para praticantes de trekking, mas também pode ser usado para o hiking.

Mata da Câmara – Localizada na cidade de São Roque, estado de São Paulo, é uma reserva biológica da mata atlântica, reconhecida como patrimônio da humanidade, pela UNESCO.

A reserva é dividida em algumas regiões, sendo que o acesso a visitantes é vetado em algumas delas. A trilha principal é muito usada para pesquisas e praticantes desse esporte. A caminhada é leve, com algumas subidas e descidas, mas nada muito pesado. O acesso é bem fácil também, com trilhas já montadas para isso. A trilha tem aproximadamente 4,5 km de extensão, sendo que a caminhada tem uma duração média de uma hora.

Imagem de grupo caminhando em montanhas

Esses são três bons percursos para quem ainda não está acostumado com esse tipo de caminhada. Conforme você for pegando a prática do esporte, poderá ir aumentando o nível de dificuldade, sendo que alguns trechos são recomendados apenas para especialistas na área.

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