Pages Menu
Categories Menu

Posted in Esportes

NFL – Futebol Americano para Iniciantes – Entenda o Básico

NFL – Futebol Americano para Iniciantes – Entenda o Básico

No Brasil o futebol é tratado por muitos como uma religião. Muitos se propõem a gastar seu dinheiro para ver uma partida de futebol, mesmo que a perspectiva seja de que será um daqueles jogos terríveis, ruins de verdade. Quem gosta de futebol sabe que, muitas vezes um 0 x 0 é melhor que muitos jogos com vários gols. Todos sabemos muito bem o quanto é emocionante uma partida de futebol. Entretanto, há dias nos quais não há um bom jogo para ver.

Entre Agosto de Fevereiro existe uma alternativa. Assista a um jogo de Futebol. Sim, um jogo de Futebol Americano. Achou estranho? Não consegue entender o Futebol que é jogado com as mãos?

Acredite. É um bom jogo para ser visto. É uma batalha travada com muita estratégia e na grande maioria das vezes com lealdade, apesar da violência que vemos em praticamente todas as jogadas.

Comecei a ver alguns jogos de Futebol Americano em 1988. Naquela época a TV Bandeirantes anunciou que transmitiria o SuperBowl, com narração do Luciano do Vale. A partida foi Washington x Denver, disputada em San Diego – Califórnia e era a partida chamada de Superbowl. Algo como uma final de Champions League.

Como eu não sabia absolutamente nada a respeito do jogo, pedi algumas dicas para um amigo que havia morado nos EUA. Ele me explicou o básico para que eu pudesse acompanhar a partida e entendesse algo do que se passava.

Gostei do Jogo. Especialmente porque durante a transmissão fiquei com a impressão que o Luciano do Vale e os comentaristas da Bandeirantes torciam abertamente era para o Denver. Decidi então torcer para o Washington e eles venceram – Placar 42 x 10.

Depois disso, sempre que possível, eu vejo os jogos de Futebol Americano, seja da NFL (Liga profissional) ou do campeonato universitário que tem jogos muito bons.

Abaixo eu procuro apresentar o básico a respeito do Futebol Americano para que você possa acompanhar uma partida. O texto está baseado nas regras aplicadas na NFL (National Football League). Podem haver pequenas diferenças se você assistir um jogo amistoso ou um jogo do campeonato universitário.

Há muito mais do que conseguirei descrever no artigo. Se você se interessar pelo esporte, aprenderá os detalhes e terá satisfação em acompanhar as partidas do Futebol Americano.


O básico do Jogo – Duas equipes se enfrentam e uma delas tem a posse da bola (time ofensivo – ou ataque) que tenta avançar até chegar à linha de fundo (End-Zone) da equipe adversária (time defensivo) que tenta evitar que o ataque consiga seu objetivo.

Para marcar pontos, uma equipe deve chegar à End-Zone do adversário ou chutar a bola através das traves que estão colocadas no final de cada uma das “end-zones”.


TEMPO – O jogo é dividido em 4 tempos de 15minutos cada. Ao final do 1° e 3° quartos os times mudam de lado no campo. Há um intervalo de 12minutos ao final do 2° quarto (metade do jogo).

Imagem com placar do Jogo Washington x Philadelphia em 17-Nov-2013

Placar do Lincoln Financial Field – Estádio do Philadelphia Eagles

Os times de ataque tem 40s para iniciar uma jogada, contados do final da jogada anterior.

A contangem do tempo é interrompida:

  • Quando um passe é incompleto
  • Quando a bola sai pela lateral
  • Quando uma falta acontece
  • Um time marca pontos.

Se o jogo terminar empatado, haverá uma prorrogação de 15 minutos. A posse de bola no início da prorrogação é decidida no “cara-ou-coroa”. O primeiro time que marcar um Touchdown vence a partida. Se um time marcar 3 pontos com um chute, o outro time terá a chance de vencer com um Touchdown.


OS JOGADORES – Cada equipe tem 3 times diferentes (são como unidades especializadas de um exército). Estes times se revezam em campo, dependendo da situação do Jogo (ataque, defesa, início de jogo e chutes).

Time de Ataque (ou ofensivo) – São os jogadores que entram em campo quando sua equipe tem a posse de bola.

Time de defesa (ou defensivo) – São os jogadores que entram em campo quando para bloquer o time de ataque adversário.

Times Especiais – É um conjunto de jogadores que só entram em campo quando houver necessidade de chutar a bola, como no início da partida, ou chute para conversão de pontos e chute para devolução da bola.

O Quarterback – É o armador e líder do time de ataque. Ele distribui as jogadas e organiza o ataque. A efetividade do quarterback determina o andamento da partida e normalmente é decisivo para conseguir a vitória ou amargar uma derrota.


O CAMPO

Imagem do Lincoln Financial Field - Estádio do Philadelphia Eagles

Lincoln Financial Field – Philadelphia // Casa do Philadelphia Eagles

Medidas oficiais do campo

Tabela com as medidas do Campo de Futebol Americano

Tabela com as medidas do campo

Apenas como comparação, a barreira no nosso futebol deve ficar a 10 jardas da bola, ou seja 9m14cm

Na lateral do campo pode-se ver pequenas marcas brancas. São as marcas de jardas que ajudam os árbitros, os jogadores e a torcida a acompanhar o jogo.

Imagem de um árbitro de Futebol Americano caminhando ao lado da linha lateral, onde estão as marcas de jardas.

Ao final de cada um dos lados do campo está a “End-Zone”, que são 10 jardas adicionais que é exatamente onde os pontos são marcados quando um time consegue invadi-la com a bola dominada.

Imagem do gramado do estádio do Philadelphia Eagles

Detalhe da “End-Zone”


O INICIO DO JOGO  – Para o início do jogo a bola é colocada na linha de 30 jardas do campo do time defensivo. Um jogador do time defensivo chuta a bola na direção do campo adversário.

Existe um jogador especializado na recepção deste primeiro chute. O objetivo deste jogador é pegar a bola e correr o máximo possível com ela dominada, até que ele seja parado ou saia do campo. No ponto onde ele for parado, ou sair de campo, inicia-se a próxima jogada do time ofensivo.

Se o jogador que recebe a bola do kickoff estiver dentro de sua própria end-zone ele tem 2 alternativas de ação. Correr para fora de sua end-zone e seguir o máximo possível, ou tocar o joelho no chão, indicando a paralização da jogada – neste caso a próxima jogada do time ofensivo será iniciada na linha de 20 jardas.

Caso o chute inicial saia pela linha de fundo (além da “end-zone”), a primeira jogada do time ofensivo será inciada na linha de 20 jardas. Caso o chute inicial saia pela linha lateral, a primeira jogada do time ofensivo será iniciada no ponto onde a bola sair.


O AVANÇO PARA PONTUAR (DOWNS) – A pontuação no Futebol Americano pode acontecer em qualquer jogada e por qualquer dos dois times. Mesmo quando é dada a saída de jogo, se o recebedor conseguir pegar a bola e correr até a “end-zone” do time defensivo pontos serão marcados. Na maioria das vezes o avanço e feito de forma gradual.

Todo o avanço é medido em jardas. O time ofensivo, com a posse de bola, tentará avançar o máximo possível para se aproximar da “end-zone” do adversário e conquistar seus pontos.

O time ofensivo tem 4 chances para avançar 10 jardas com a bola dominada, caso consiga terá mais 4 chances para avançar mais 10 jardas, até que chegue até a “end-zone” adversária (marcando um touchdown = 6pontos), ou que esteja à uma distância que permita tentar um chute para marcar 3 pontos.

O time defensivo tentará evitar a pontuação do ataque mas também tentará fazer com que o ataque não consiga avançar as 10 jardas para que este tenha que devolver a bola, invertendo assim as ações de ataque e defesa.


CORRER OU PASSAR – Uma jogada começa na linha de “Scrimmage” (que é a posição no campo onde a jogada anterior foi finalizada).

Imagem dos jogadores posicionados para início de uma jogada

Linha de Scrimmage

O Quarterback chama a jogada para seu time (normalmente usando um código) e recebe a bola do jogador à sua frente – o ‘center’ ou central. O Quarterback tem 3 alternativas. Entregar a bola para um companheiro, lançar a bola ou correr com ela.

Corrida – Quando o Quarterback entrega a bola diretamente para um companheiro, este deverá correr o máximo possível para cumprir o objetivo das 10 jardas (ou mais) ou até chegar à ‘end-zone’. O próprio Quarterback pode correr com a bola e o objetivo é sempre o mesmo. Ou seja, chegar à end-zone ou carregar a bola o suficiente para conseguir o primeiro down.Imagem de Jogador correndo com a bola dominada

Passe – Além de correr com a bola pode-se lança-la para outro jogador. Normalmente quem faz o passe é o Quarterback mas, em algumas jogadas ela pode ser lançada por outro jogador para tentar confundir o adversário.

Imagem de jogador entregando a bola para companheiro

Entregando a bola

Em cada jogada o time pode fazer apenas 1 lançamento para frente e o passe deve acontecer antes da linha linha de “Scrimmage” (posição do início da jogada).

Um passe pode ser:

  • Completo: quando outro jogador do time ofensivo conseguir pegar a bola (dentro do campo) e manter controle sobre ela.
  • Incompleto: se ela tocar o chão antes que algum jogador a pegue ou se a bola for para fora do campo.
  • Interceptado: Se um jogador do time adversário pegar a bola antes dela sair ou tocar o chão. Neste caso a ação ofensiva se inverte.

TACKLE – O time defensivo interrompe a ação ofensiva derrubando o jogador ofensivo que está com a bola dominada. Um jogador recebe (ou sofre) um TACKLE quando ao menos um de seus joelhos toca o chão.

Outra forma de interromper uma jogada ofensiva é fazendo com que o jogador com a bola saia do campo.

TURNOVER – É quando o time ofensivo perde a posse de bola para o time defensivo. Duas formas de isto ocorrer:

Fumble – Ocorre quando o jogador que vai passar a bola ou aquele que está correndo com a bola a deixa cair.

Neste caso, qualquer jogador (dos 2 times) pode recuperar a bola se jogando sobre ela ou pegando a bola e depois correndo com ela para a ‘end-zone’. O time que recupera a bola de um FAMBLE mantém a posse de bola (seja do time ofensivo ou defensivo).

Interception – Como o nome diz, ocorre quando o time defensivo intercepta a bola lançada para os jogadores ofensivos. É a “Roubada de bola”.

O interessante é que as bolas tomadas, tanto no FUMBLE como a Interceptação, podem originar corridas para a ‘end-zone’, gerando pontos para o time que recuperou a posse da bola.


PONTUAÇÃO – Como no futebol ao qual estamos acostumados, o objetivo é marcar mais pontos que o adversário. Os pontos são computados da seguinte forma:

Touchdown = 6 pontos – É o maior número de pontos conquistados em uma única jogada e ainda permite a tentativa para mais 1 ou 2 pontos extras.

O Touchdown pode ser conseguido de uma das 3 formas abaixo:

  • Carregando a bola através da última linha, entrando na ‘end-zone’ com ela dominada.
Imagem de um jogador se atirando na end-zone para converter um touchdown

Touchdown

  • Pegar uma bola lançada dentro da ‘end-zone’ e ter o domínio da bola.
  • Recuperar uma bola de um Fumble dentro da ‘end-zone’
  • Recuperar uma bola de um kickoff dentro da ‘end-zone’, sem que ela tenha sido tocada por outro jogador.

Extra Point = 1 ponto e Two-Point Conversion =2 pontos (que já ouvi sendo chamado de “MiniDown”)

Após um Touchdown, a bola é colocada na linha de 2 jardas e o time ofensivo (que acabou de anotar o touchdown), tem 2 opções

  • Chutar um EXTRA POINT – O time deve conseguir chutar a bola através da trave colocada no final do campo.
  • TWO-POINT CONVERSION – Que é entrar novamente na ‘end-zone’ com a bola dominada ou fazer outro lançamento com recepção dentro da ‘end-zone’

Field Goal = 3 pontos – Quando o time ofensivo não consegue um Touchdown, pode tentar um Field Goal, que é chutar a bola através da trave. Isto pode ser tentado de qualquer ponto do campo mas normalmente é tentado a partir da linha de 45 jardas do campo de ataque. O time defensivo tentará bloquear o chute para evitar os 3 pontos que são conquistados.

Até o final da temporada 2014 o Field Goal mais longo registrado na NFL foi um chute da linha de 64 jardas. Para ver o lance clieque aqui.

Safety = 2 pontos – Ocorre quando o time que está atacando sofre um TACKLE dentro de sua ‘end-zone’. Pode dizer que é um “gol contra”.


Isto é o básico para acompanhar um jogo de Futebol Americano e não ficar perdido.

Os canais que transmitem os jogos no Brasil tem explicado com detalhes aquilo que ocorre durante o jogo, o que é bom pois as pessoas começam a entender melhor o jogo e a se interessar por ele.

Em Agosto começa a temporada da NFL, garantia de diversão até Fevereiro, quando acontece o SuperBowl.

Mais no Matéria Escura

Hiking – Básico para Iniciantes

Canivete – Útil e Portátil

ME4-icone-50pc

Pin It on Pinterest

Shares
Share This