Pages Menu
Categories Menu

Posted in Esportes

Nós para todos os momentos

Nós para todos os momentos

Você já passou por algum momento em que precisou fazer um nó seguro, mas o máximo que sabia era fazer como um nó de cadarço? Talvez você não saiba, mas existem dezenas de tipos de nós diferentes com os mais diversos usos: podem ser usados em casa, em campings, para rebocar carros, em navios (onde usam diversos tipos de nós para diferentes funções), ou até mesmo para carregar coisas, amarrar pacotes ou transportar cargas pesadas.

Vale ressaltar que um bom nó é aquele fácil de ser feito (imagine se em um momento de urgência o nó seja difícil se ser atado), e fácil de desfazer, pelo mesmo motivo. Além do mais, precisamos de nós seguros, não de ficarmos enrolados com cordas que não desatam. O fato de ser fácil de desfazer não faz dele um nó pior; a não ser que quando aplicada uma força e ele se desfaça.

Na hora de se fazer um nó, é importante saber também que existem diferentes tipos de materiais para fazer as cordas e que cada tipo pode ser melhor para um uso diferente. Para se usar em um camping, por exemplo, onde o uso de uma corda é indispensável, a maioria delas é feita de nylon ou fibras naturais. Ainda usando o exemplo do camping, o uso de nós é essencial, sendo que eles podem servir desde a montagem de barracas até o salvamento de vidas.

Imagem de um nó para atracar um barco a um portoTão importante quanto saber fazer um nó e praticar várias vezes fazer e desfazer um nó, para que em uma situação inesperada você esteja preparado para fazer rapidamente caso seja um caso de urgência. Pensando nisso, foi feita uma lista com alguns tipos e usos diferentes de nós para você.
Existem vários tipos de nós para várias aplicações diferentes. Existem, por exemplo, nós de ligação (para juntar troncos), nós para salvamentos, nós de junção. Cada uma dessas categorias possui diferentes tipos de nós. Abaixo, falaremos sobre alguns deles e suas funções.

1- Volta do fiel: Seu objetivo é amarrar a corda em um tronco ou poste. É bem simples, e pode ser feito também com uma volta dupla, reforçando o nó. Ele pode ser usado para atracar barcos, pois é um nó seguro e fica bem firme onde é amarrado, ou então amarrar animais (é comum o uso para amarrar cavalos em troncos ou postes) ou em esportes, como o rapel.

2- Volta do salteador: Esse é um nó que se for mal feito pode se tornar perigoso. Ele pode ser usado para carregar cargas mais pesadas e até pessoas. Esse nó é feito pelo seio do cabo (onde o cabo corresponde à corda e o seio toda a região entre as duas pontas), fazendo com que uma das pontas fique fixa onde for amarrada e outra corrediça. O perigo citado é que se for submetido muito peso à ponta corrediça o nó poderá ser desfeito facilmente, derrubando a carga.

3- Lais de guia: Esse é um nó muito utilizado para diversos fins como atracar barcos, resgates (pode ser usado para animais ou pessoas, por exemplo, que estão se afogando) e pode até ser utilizado para rebocar carros. Ele forma um laço fixo, que não é corrediço, e quando é aplicada tração no cabo, dificilmente o nó se desfaz (apenas tendo que tomar cuidado na hora de fazer o nó para não ser desfeito quando aplicar a força).

4- Nó de botija: Esse é um nó com uma utilidade um pouco diferente. Serve tanto para amarrações quanto para levantar alguns tipos de garrafa pelo gargalo, além de ser um nó bonito, já que também é usado como enfeite.

5- Nós para campings: Antes de exemplificar alguns, uma dica interessante é que você sempre leve um canivete junto. Isso porque se você se deparar com um nó feito que não consegue desfazer ou fizer um e tiver dificuldades para desfazer em um caso de urgência caso não tenha muita prática ainda, o uso de um canivete pode ser de extrema utilidade nessas horas para desfazer um nó cortando a corda.

Quanto aos nós, um deles já citados, o Lais de Guia, é muito utilizado em campings. O nó de escota é utilizado para unir dois cabos (ou dois pedaços de corda) a fim de aumentar o seu tamanho. Basicamente, é feito um nó que amarra um pedaço ao outro. Esse nó pode ser útil quando se precisar de uma corda grande em um camping ou até em casa mesmo, mas não é o tipo mais recomendado para salvamentos. Na verdade, esse nó pode ser usado para unir um número ilimitado de pedaços de corda, mas não é recomendado aplicar muito peso sobre ela.

Outro nó, utilizado em campings, mas também muito usado em casa é o Nó Direito. Esse sim utiliza dois pedaços de cabo para união, e pode ser usado para atar barcos, e em casa para fazer um varal, por exemplo. Ele é mais resistente e é fixo, e a vantagem de ser usado é que pode ter diferentes funções e é bem fácil de ser atado e desatado.noh-ski-rope-539600_1280

É importante que se cuide muito bem das cordas, porque, quando precisar, se não tiverem sido bem cuidadas poderão estar desgastadas. Então sempre as mantenha enroladas (porque além de qualquer outra coisa, será muito mais fácil para enrolar e desenrolar) para que evite o contato excessivo de poeira com as fibras, que com o tempo poderão ir se rompendo.

Crie o hábito também de usar cordas específicas para cada função. Você não vai querer usar uma corda de salvamento para um reboque, por exemplo. Além de a corda não ser preparada para essa finalidade, poderá arrebentar em algum dos dois casos e te deixar na mão. E sempre que usar em algum ambiente natural com terra ou muita poeira, lave a corda em seguida. Mas na hora de secar, não a deixe enrolada, pendure-a de preferência à sombra. Ao sol ela seca mais rápido, mas os raio solares deterioram as fibras das cordas de nylon, então sempre que possível, e até mesmo quando não tiver lavado a corda, mantenha ela protegida da luz do sol.


Para saber mais e para ver como fazer alguns nós

Clique neste texto para ir a um canal do Youtube que apresenta como fazer vários nós

Mais no Matéria Escura

Canivete – Útil e Portatil

Hiking – Básico para iniciantes

Água e vida. Água é Vida

ME4-icone-50pc

Pin It on Pinterest

Shares
Share This