Pages Menu
Categories Menu

Posted in Viagens

Passaporte Perdido – o que fazer

Passaporte Perdido – o que fazer

Você está fora do Brasil em uma viagem de negócios ou férias e foi roubado ou perdeu o seu passaporte. Pronto. Começou o desespero. E agora?

Imagem do Passaporte Brasileiro

Passaporte Brasileiro Viajante Comum

Agora é hora de manter a calma pois você terá problemas, mas eles podem ser resolvidos.

Primeiro, você tem que registrar o roubo ou perda do documento na policia. Para isso, você precisará do número do passaporte, data de emissão e validade. Além disso será muito importante ter as informações dos vistos que você tiver em seu passaporte. Por exemplo um visto Canadense, Mexicano ou Americano. Isto ajudará as autoridades a cancelar estes documentos e evitará o seu uso para fins que você, nem ninguém mais, gostaria.

Então, para facilitar sua vida, antes de viajar faça o seguinte:

  • Cópia do seu passaporte (página com sua foto e assinatura)
  • Cópia das páginas onde estão os vistos que você tenha – válidos ou vencidos.

Guarde estas cópias no cofre do Hotel ou onde estiver hospedado.  Se resolver carregar uma cópia com você, nunca guarde junto com os documentos originais e sempre tenha uma segunda cópia guardada no hotel.

Para evitar a perda em primeira mão, a sugestão é fazer uma cópia reduzida e colorida da página que tem sua foto no passaporte e, por exemplo, do visto Americano. Peça para plastificar e use como documento. O seu passaporte original fica guardado no cofre do hotel.Imagem de uma chave na fechadura

As sugestões acima valem também para seus cartões de crédito ou débito. Mantenha cópias deles e os números de telefone para cancelamento no Hotel. Mesmo estando fora do Brasil, as empresas de cartão de crédito tem números que atendem em Português.Imagem de Cartões de Crédito

Após haver reportado o roubo ou perda, deve-se providenciar um documento para seguir em sua viagem ou voltar para o Brasil. Não há como embarcar em um voo internacional sem seu passaporte.

Há 2 opções que podem ser seguidas e ambas passam pelo consulado Brasileiro mais próximo.

  • Emissão de um novo passaporte, caso seu próximo destino não seja voltar para casa. Neste caso há custo que será pago no próprio Consulado Brasileiro, ou
  • Emissão de uma “Autorização de Retorno ao Brasil”, caso seu próximo destino seja voltar para casa. Neste caso o Consulado Brasileiro emitirá a Autorização sem cobrança de taxas.

Deve-se, então saber onde é o Consulado Brasileiro mais próximo de você. A sugestão é anotar os endereços dos Consulados Brasileiros próximos ao seu roteiro. Para saber os endereços dos Consulados Brasileiros, clique aqui.

Vamos tratar aqui da “Autorização de Retorno ao Brasil”.

 

Autorização de Retorno ao Brasil

ARB – Autorização de Retorno ao Brasil

Antes de ir ao Consulado Brasileiro, providencie 1 foto 3×4. Leve consigo a cópia do seu Passaporte perdido, isto também facilitará o andamento da emissão do documento. Caso você tenha sua identidade brasileira consigo ou uma carteira de habilitação válida, leve ao Consulado.

Uma vez com o documento em mãos, voltamos às sugestões iniciais. Faça as cópias sugeridas e não ande com os originais.

No dia ê estiver com a “Ada volta, no aeroporto, se vocutorização de Retorno ao Brasil”,  existe a  possibilidade do funcionário estranhar o documento que você tem em mãos. Não se preocupe. O funcionário provavelmente chamará o supervisor e você será liberado para embarcar. Lembre-se de ter em mãos a cópia do registro policial, que facilitará o entendimento da situação.

Ao chegar no Brasil, você deverá informar à Polícia Federal que o passaporte foi roubado ou extraviado. No site da policia federal existe um link para obter o formulário de declaração de perda do passaporte. Vá ao Site da Polícia Federal e baixe o documento: Comunicação de Ocorrência com Documento de Viagem. Este formulário preenchido deverá ser levado à Polícia Federal quando da solicitação de um novo passaporte.

Deve-se informar também as representações consulares dos países para os quais você tenha tido um visto roubado. Há informações nos sites para este fim. No caso do visto Americano, use este link para obter informações mais detalhadas.

Para a emissão de um novo passaporte será cobrada a taxa de emissão de um novo documento. Atenção para este ponto, pois o custo pode ser bem maior do que você espera.

  • Caso o motivo tenha sido extravio do documento ou furto (roubo sem ameaça), a taxa cobrada será o dobro do valor padrão para a emissão do Passaporte.
  • Caso o motivo seja um roubo a taxa será igual a qualquer outro cidadão. Importante ressaltar que o PF qualifica, para a cobrança da taxa “normal”,  quando houve ameaça contra sua vida.  Como por exemplo, roubo a mão armada.

Desta forma, na hora de fazer o boletim de ocorrência, seja claro e peça que a autoridade policial escreva exatamente o que aconteceu e, se você foi ameaçado, que isto esteja escrito no registro policial.

O documento “Autorização de Retorno ao Brasil” não ficará retido. Ele permanecerá com você.

Lembre-se que você viajou e entrou no país com um documento e saiu com outro. Desta forma, temos uma última sugestão. Na sua próxima viagem, leve consigo a “Autorização de Retorno ao Brasil” utilizada para voltar para casa.

Se você estiver indo para o mesmo país onde ocorreu o problema, ter o documento em mãos pode poupar uma nova dor-de-cabeça. Especialmente se o país em questão tiver registros confiáveis sobre os viajantes, pois eles podem questionar, então é bom ter o documento utilizado para embarcar na volta e o registro policial para fechar o assunto.Imagem de Impressão digital com a Bandeira do Brasil

Estar em outro país e não ter qualquer documento não é uma experiência agradável. E nada será tão bom quanto chegar de volta ao Brasil e abrir a porta da sua casa ou apartamento.

Resumo de ações para antes da viagem:

  • Fotocópia do passaporte – página com sua foto e páginas dos vistos
  • Cópia reduzida (do tamanho de um cartão de crédito),  da página com sua foto no passaporte e do visto do país que você visitará. Plastificar e usar como “documento” fora do Brasil. O passaporte original fica no cofre do hotel.
  • Fotocópia dos seus cartões de débito e crédito
  • Imprimir em um papel informações como – Endereço e telefones do consulado Brasileiro, telefones de emergência para cancelamento de cartões.
Mais no Matéria Escura

Nova York – Dicas de um Turista Acidental

Lisboa, Porto e Madeira – Sem o Medo do Idioma

Budapeste – Visitar, conhecer e aproveitar

Logo Matéria Escura

 

 

Pin It on Pinterest

Shares
Share This