Pages Menu
Categories Menu

Posted in Esportes, Jogos Olímpicos

Vela – Rio 2016

Vela – Rio 2016

Muito antes de se tornar um esporte Olímpico, a vela era um importante meio de transporte, presente por toda a história da civilização humana. A Vela deu capacidade ao homem de descobrir novas terras e aumentar incrementar o comercio entre os povos da antiguidade, promovendo o desenvolvimento cultural e financeiro. É claro que os barcos à vela também foram usados como armas de guerra e dominação.Barcos em Regata

A vela se tornou esporte Olímpico há mais de cem anos, nas Olimpíadas de Paris em 1900 e está presente nos Jogos até os dias de hoje, ganhando cada vez mais fãs e levando cada vez mais pessoas a torcer por suas equipes.

A Vela como esporte – Um barco a vela deve se locomover com a força do vento e dependerá das habilidades da tripulação para extrair todo potencial da embarcação e consequentemente o melhor resultado possível.

A vela divide-se em várias categorias, das pequenas embarcações com apenas um desportista, até as grandes contando com verdadeiras equipes.Barcos em Regata

As regras da regata são um pouco diferentes do tradicional. A pontuação por exemplo considera que o melhor desempenho resulta em menos pontos. Ao final das regatas, o velejador ou grupo que obtiverem o menor número de pontos acumulados vence a disputa. Desta forma, podemos dizer que os pontos “conquistados” são, na verdade, os pontos negativos acumulados durante as várias regatas disputadas.

A regata tem regras que devem ser seguidas para que os esportistas não sejam penalizados com pontos. Os velejadores devem seguir padrões de ultrapassagem, segundo a posição do adversário e do vento.

O Brasil terá o privilegio de disputar as Olimpíadas de 2016 em casa e a vela com certeza será uma das maiores esperanças de medalha para o país. Na história das Olimpíadas as provas de Vela garantiram até hoje 18 medalhas, sendo o terceiro esporte a conquistar mais medalhas para o país, atrás apenas do voleibol com 20 medalhas e o judô com 19 conquistas.

A primeira participação do Brasil em uma competição de Vela aconteceu em 1948 em Londres e sua primeira medalha veio 20 anos mais tarde, nas Olimpíadas da Cidade do México em 1968.

Veja abaixo as conquistas olímpicas doBrasil em todas as edições dos Jogos:Medalhistas Brasileiros na Vela

As disputas da Vela no Rio 2016

Nessa edição dos Jogos Olímpicos teremos as seguintes categorias:

  • RS:X (windsurf) masculino
  • Laser masculino
  • 470 masculino
  • Star masculino
  • Finn masculino
  • RS:X (windsurf) Feminino
  • Laser Radial feminino
  • 470 feminino
  • Elliott 6m feminino
  • Finn mistoRS:X - Windsurf Class

Um problema que o comitê organizador tem enfrentado são as condições da baía da guanabara, local da realização das provas de vela. A despoluição das águas, promessa para o COI e compromisso firmado para o evento, não está nem próxima de estar concluída até o momento (Agosto de 2015). Já podemos encontrar várias críticas em jornais de várias partes do mundo, principalmente nos países com maior tradição no esporte. Já há quem diga que foi encontrada água nos coliformes fecais da baía da guanabara, tão extrema é a situação no local. Se medidas sérias não forem tomadas este poderá ser o maior vexame enfrentado pelos organizadores do evento.

Mais no Matéria Escura

Judô – Rio 2016

Ciclismo de Pista – Rio 2016

Logo Matéria Escura

Pin It on Pinterest

Shares
Share This